Postagens Científicas

quarta-feira, 8 de julho de 2015

O CÉU DE 18 DE LULHO DE 2015

O CÉU DE 18 DE JULHO DE 2015

Astronomy Club Eclipse
 
Arapiraca - Alagoas

Tem a honra de publicar

O CÉU DE 18/07/2015; 18:00 H.

Um dos eventos mais aguardados pela comunidade astronômica de 2015 está chegando !
A “Noite dos 3 Cruzeiros”, com talvez um cometa de Brinde !
No anoitecer do dia 18 de julho de 2015, irá acontecer a linda conjunção dos planetas Vênus, Júpiter; do sistema múltiplo de estrelas Regulus (Alpha Leonis) e da Lua, que estará com luz cinérea, iluminada somente 7% .
Será uma rara quádrupla conjunção que irá formar um asterismo em formato de Cruz, formando um raro terceiro cruzeiro celeste no anoitecer do dia 18 de julho de 2015.
A “Falsa Cruz” é um asterismo do hemisfério celeste sul. É formada por duas estrelas da constelação de Vela (Delta Velorum e Kappa Velorum) e duas estrelas da constelação de Carina (Epsilon Carinae-Avior e Iota Carinae-Aspidiske).
Ambas as estelas faziam parte da antiga constelação de Argonaves, a antiga constelação simbolizada pelo navio Argus. Argo, na mitologia grega, foi a embarcação construída com a ajuda da deusa Atena para que Jasão e os argonautas viajassem em suas aventuras.
Nos dias atuais, conforme a padronização da União Astronômica Internacional (IAU), a constelação de Argonaves foi dividida em três constelações menores: a Quilha, a Popa e o Velame.
A “Falsa Cruz” recebe esse nome por ser semelhante ao Cruzeiro do Sul, mas as estrelas que constituem a Falsa Cruz são menos brilhantes e a Falsa Cruz é maior que o Cruzeiro do Sul, a menor das 88 constelações.
As regiões dos cruzeiros celestes são regiões ricas em aglomerados estrelares, alguns visíveis a olho nu. O aglomerado estrelar da Plêiades do Sul (IC2602) pode ser facilmente identificado a olho nu e está localizado entre as cruzes.
E ainde de quebra, o cruzeiro do Norte, constelação do Cisne acima do Nordeste.
Para abrilhantar o espetáculo celeste o cometa c/2015 Q2 (PanSTARRS) poderá estar visível a olho nu. O hemisfério sul aguarda a sua passagem pelo periélio solar no dia 6 de junho.
O show celeste será rápido e somente poderá ser observado com o horizonte oeste livre de obstáculos. Os planetas Vênus e Júpiter, a Lua e a estrela Regulus se põem no horizonte por volta das 19:30, o “Falso Cruzeiro” se põe por volta das 21 horas e o Cruzeiro do Sul se põe por volta da meia noite.
Aproveite para observar a leste o planeta Saturno que está na constelação de Libra, próximo da bela constelação de Escorpião. O “Senhor dos Anéis” se põe por volta das 2 da madrugada.
Este mês de julho de 2015 é o último mês visível da conjunção de Júpiter e Vênus.
Os brilhantes planetas Vênus e Júpiter voltam a ficar em conjunção somente em agosto de 2016, neste novo evento celeste o planeta Mercúrio também irá abrilhantar o show celeste.
Somente em 25 de junho de 2039 irá acontecer uma conjunção semelhante, sem formar a Cruz celeste. O planeta Saturno também estará visível na conjunção de 2039.

Fonte: O que ver no cèu - Astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário